Como preparar o seu fornecedor de ilustrações 3D

Portrait of a group of business men working together at a meeting

Na hora de começar um projeto de maquete eletrônica 3D para ilustrações, animação e interatividade, é fundamental orientar seu fornecedor para chegar num bom resultado a tempo, evitar retrabalho e custos adicionais.

Para isso, você precisa saber quais itens devem ser feitos e como eles devem ser.

Como saber de quais itens eu preciso?

O pacote mínimo viável é um conjunto que só mostra como é o seu produto. Basta se colocar no lugar de alguém que nunca viu nada sobre o empreendimento e imaginar tudo o que essa pessoa possa querer saber a respeito do produto.

Um pacote desses precisa de no mínimo:

  • 01 implantação humanizada – Imagem que mostra as ruas próximas ao empreendimento, a orientação (direção do norte), quantas torres existem, onde estão os acessos e onde estão as áreas comuns;
  • 01 mapa de localização – A localização é sempre extremamente importante no processo de decisão de compra de imóvel. É fundamental ter um mapa que mostre o que existe de bom nas redondezas do empreendimento.
  • Plantas humanizadas das áreas comuns – Se as pessoas váo pagar por algo, elas precisam entender o que recebem em troca. As áreas comuns são parte do produto normalmente vista como custo no condomínio, mostre que valem a pena;
  • Plantas humanizadas dos apartamentos – A planta humanizada permite que o cliente em potencial visualize o que é possível fazer com a área disponível e entenda a organização da planta;
  • Imagens a nível do observador dos ambientes principais ou ambientes 360 – Mostrar imagens que simulam a vista dos ambientes com mobiliário é um complemento da planta humanizada. O comprador em potencial consegue uma boa ideia da dimensão do espaço.
  • Imagem da fachada – A fachada do edifício é o que define a personalidade do produto. As pessoas querem algo que considerem de bom gosto. A aparência do edifício é sempre uma grande dúvida para os interessados.

É possível resolver uma campanha com um pacote assim se:

  • Houver uma demanda imensa: Pessoas carregando sacos de dinheiro formam filas em frente ao tapume da obra;
  • Seus concorrentes são fracos e não se importam com as campanhas deles;
  • Você tem prazo infinito para vender, os investidores estão bem tranquilos e não se importam de ficar mais alguns anos esperando por algum resultado;

Pacote avançado

Se nenhuma das situações acima for verdade, você precisa de mais munição para deixar sua oferta mais atraente e sua campanha mais efetiva:

  • Imagens conceituais/de estilo de vida: Como será a vida de quem comprar o seu produto? Como é a vista da janela? Que tipo de momentos acontecerão lá?
  • Imagens de detalhes: Você vai entregar um item de acabamento melhor que os dos seus concorrentes? Metais de marca conhecida? Existe algum detalhe bem pensado no empreendimento?
  • Passeios interativos

Esse tipo de material tem o objetivo de mostrar algo que fará o comprador decidir pelo seu produto ao invés dos outros.

Esses diferenciais precisam estar muito claros.

O mercado imobiliário no Brasil está começando a despertar para isso agora, mas outros mercados já utilizam essas ideias há muito tempo.

Se você olhar as peças de uma campanha de smartphone, poderá reconhecer os diferentes tipos de imagens utilizadas. Há imagens que simplesmente mostram como o produto é, mas não pára por aí, sempre temos imagens que mostram algum detalhe e imagens do aparelho em uso.

Em algumas peças o aparelho aparece muito pouco ou nem aparece, apenas é relacionado com alguma situação.

Agora você já consegue fazer uma lista de itens e sabe o objetivo de cada uma.

Como fazer o meu fornecedor entender o que estou pensando?

Fale menos, mostre mais, nada supera a exposição de exemplos para guiar a criação de imagens.

Mostre o que seus concorrentes estão usando, o seu material tem que ser muito melhor ou no mínimo, equivalente.

Mostre também exemplos que possam inspirar seu público em relação a estilo, sensação e qualidade. Você pode buscar exemplos em sites especializados em decoração e arquitetura, por exemplo.

Uma reunião de alinhamento no início do projeto ajuda a transmitir o que você está imaginando.

Para que seja possível criar a maquete eletrônica, precisamos de quase tantas informações quanto o pessoal de construção precisa para terminar o edifício:

  • Projeto arquitetônico aprovado em prefeitura;
  • Todas as especificações de materiais de construção e acabamento;
  • Projeto de interiores para os ambientes que serão representados;
  • Projeto de paisagismo;

Se você não tem o projeto definitivo, prepare-se para gastos maiores com revisões e um processo mais desgastante. As definições de acabamentos também são essenciais, se alguma informação falta, ela será substituída com alguma coisa.

Lacunas nas especificações provocam alterações nas ilustrações, e isso sempre gera mais custos.

Envie uma seleção de imagens para guiar o fornecedor.

A mesma coisa todo dia para sempre

É muito comum campanhas que usam as mesmas imagens do início ao fim. Você pode fazer diferente.

Uma das vantagens de usar ilustrações 3D é que a maquete eletrônica fica disponível para continuarmos criando ilustrações e animações a um preço muito baixo. Aproveite que seus concorrentes ainda não pensam em mostrar novidades! Com investimentos mínimos, você cria um número maior de peças e sua campanha ganha mais força.

Deixe seu fornecedor sabendo que você tem interesse em criar mais imagens em outro momento. Isso afeta a forma de pensar no modelo.

Convencendo com imagens

Outra função das imagens 3D é vencer objeções de compra.

Por exemplo, alguém que viu um apartamento de 70m² com o espaço mal aproveitado, pode achar que é impossível viver em 70m². Você precisa provar o contrário e melhor do que dizer, é mostrar.

Conforme seus corretores conversam com os clientes em potencial, as objeções ficam mais claras, sabendo quais são as mais frequentes, fica fácil criar peças para responder a estas questões.

Conte para o fornecedor qual objeção a imagem tem que vencer.

Aqui no Fyr Studio, temos um sistema de briefing inteligente, então ajudamos você a pensar em todos em pontos.

Entre em contato para conversar com um de nossos consultores.

Tags: