O Que é Maquete Eletrônica 3D?

Ilustrações 3D feitas através de maquetes eletrônicas servem para complementar ou até mesmo substituir fotografias.

Algumas vezes é praticamente impossível distinguir uma ilustração 3D de uma fotografia, tente você:

render-ou-foto-maquete-eletronica-3d-fyrstudio
Imagem do site do Ronen Bekerman

Uma das imagens é uma fotografia, a outra é uma ilustração 3D feita a partir de uma maquete eletrônica. Até para quem trabalha há anos na área pode ser difícil fazer a distinção (A imagem real é a da esquerda).

Por que usar imagens 3D?

Apesar de interessante, reproduzir ambientes existentes não é o melhor uso para uma ilustração 3D.

Esse tipo de trabalho é mais útil quando é difícil ou impossível fotografar alguma coisa. Quando este objeto ou construção ainda não existe ou já deixou de existir a ilustração 3D é a única opção.

Nós, no FYR Studio, trabalhamos com imagens para publicidade.

No mercado imobiliário, as imagens que criamos quase sempre são os materiais mais interessante que os clientes têm para mostrar aos clientes já que normalmente os empreendimentos não estão prontos ainda.

Maquete-Eletrônica---FYR-STUDIO---08
Maquete eletrônica – Imagem Externa Empreendimento Imobiliário

Mesmo quando já concluídos, pode ficar difícil tirar boas fotos da fachada (normalmente falta espaço para um ângulo legal ou há muita poluição visual). Além disso, nem todos tem como instalar acabamentos e mobiliar uma unidade para divulgação.

Para produtos, é possível economizar muito tempo e dinheiro através de ilustrações 3D. Um de nossos clientes é uma fabricante multinacional de metais para cozinha e banheiro.

Devido ao tamanho da linha de produtos, que ultrapassa centenas de itens, a quantidade de imagens necessárias para publicidade é imensa. As pessoas gostam de experimentar combinações e querem ver como elas vão ficar.

É preciso fotografar e filmar as milhares de combinações em estúdio, mas há a opção de usar um estúdio virtual, eliminando muitos dos custos envolvidos.

Ilustrações 3D agilizam o processo

Na hora de criar ambientes para mostrar como esses produtos se encaixam na vida do cliente, as ilustrações 3D quase sempre levam vantagem. Imagine o custo e o tempo para construir centenas de cenários dentro de um estúdio para representar banheiros diferentes.

FYR-Studio-Maquete-Eletrônica---Ambiente-3d-1
Maquete Eletrônica – Ambiente criado para apresentação de Revestimento de Piso

Usar ilustrações 3D também oferece a possibilidade de conseguir imagens e animações impossíveis em estúdio. Provavelmente você já viu animações com peças voando e se encaixando para formar o produto, efeitos de raio x e movimentos de câmera que nem um drone poderia fazer.

Maquetes eletrônicas permitem criar ilustrações 3D sem a limitação da distância. Com as comunicações digitais, podemos criar ilustrações de um prédio sendo feito na China sem nenhum problema.

Maquete Eletrônica - FYR STUDIO  (4)
Maquete eletrônica ilustração didática das etapas construtivas.

Como funciona o processo de criação das ilustrações?

O processo de criação de uma ilustração 3D passa por diversas etapas. De forma simplificada, existem as fases de planejamento, modelagem, texturização, iluminação, renderização e pós produção.

Dependendo do objetivo e do tipo de imagem, é necessário montar uma equipe com especialistas em diferentes áreas.

Por exemplo, para criar imagens que serão usadas na venda de um empreendimento imobiliário, é interessante que exista alguém pensando em projetos de interiores e paisagismo. É difícil imaginar uma campanha com imagens do edifício vazio e isolado.

O custo de produção de maquetes eletrônicas é muito baixo.

Você pode comparar a construção de um apartamento decorado para fotografar, que custará cerca de R$ 300 mil com a construção dos ambientes virtuais que raramente passa de R$ 100 mil reais.

É claro que um apartamento decorado é uma experiência diferente da versão virtual, mas é muito mais fácil convencer alguém a acessar um site do que se deslocar até a unidade. Além disso, a ilustração 3D pode ser enriquecida com sons e informações adicionais.

Ilustrações e animações 3D são ferramentas ótimas para testes de mercado. Elas permitem apresentar produtos ao público, avaliar a reação e decidir sobre mudanças antes de colocá-los em produção. Ilustrações 3D para estudos podem ser feitas desde os estágios mais iniciais do desenvolvimento.

Quem cria maquetes eletrônicas?

Quem constrói maquetes eletrônicas e gera ilustrações 3D precisa saber usar os softwares e fotografia. O processo é complexo e é comum que existam equipes multidisciplinares envolvidas na criação das ilustrações.

Se você precisa vender uma construção, produto ou material, aproveite nosso serviço de consultoria ao pedir o seu orçamento. É gratuito!

 

Tags: ,