Tendências 2018

O que nos aguarda em 2018? Confira algumas possibilidades para as áreas de:

  • Economia
  • Desenvolvimento de produto
  • Relacionamento com o Cliente
  • Tecnologia

Panorama Econômico

Existe consenso entre os especialistas de que em 2018, a economia vai começar a se recuperar dos estragos da crise. O Banco Central não prevê aumento da SELIC e o IBGE projeta crescimento do PIB de 3.0%. É um cenário que já inspira mais confiança no mercado.

O programa Minha Casa Minha Vida passa por alterações e também poderá ser feito em cidades com menos de 50 mil habitantes, ampliando as opções de empreendedores do segmento. 

A Caixa Econômica Federal volta a oferecer a linha de crédito pró-cotista, com recursos do FGTS. O Banco do Brasil e o Itaú também estão oferecendo crédito imobiliário com juros mais baixos que em anos anteriores.

Desenvolvimento de Produto

Algumas tendências que começaram timidamente em 2017 devem ganhar mais força este ano. Ideias como a co-criação, crowdfunding e modelos diferentes de empreendimentos como o co-housing e o self storage devem entrar em fase de projeto em 2018.

A automação residencial, que envolve sistemas de climatização, iluminação e segurança deve ganhar mais espaço em 2018. Essas tecnologias serão um diferencial em alguns empreendimentos. A preocupação com a sustentabilidade e a busca por certificações continuam ganhando espaço. Há previsão de que edifícios públicos terão que atender a uma série de requisitos em relação à preservação ambiental.

Testes de mercado para verificar a aceitação do público também ganharam espaço no último ano e devem ser mais comuns em 2018.

Relacionamento com o Cliente

Nos últimos anos, percebemos uma postura cada vez mais profissional no marketing imobiliário. Com conteúdos de qualidade disponíveis em diversas fontes, os profissionais da área estão evoluindo bastante. Para não ficar para trás, é preciso antecipar movimentos da concorrência.

Algumas tendências que ganharam espaço no último ano e devem continuar a crescer são:

Venda consultiva: O corretor que simplesmente descreve o imóvel não tem razão de existir, um site faz isso muito melhor. O modelo de venda consultiva permite que se crie um relacionamento e se obtenha informações valiosas do público.

Inbound Marketing: Trabalha com conteúdo útil para o público e mantém relacionamentos de prazo mais longo. Com automação de marketing é possível criar sistemas para enviar conteúdo de acordo com as preferências do público e nível de engajamento com sua marca. 

Portais Imobiliários: A fusão Zap+Vivareal criou um gigante dos portais imobiliários. Está difícil competir, e não podemos ignorar essa plataforma. Há várias alternativas para monitorar, como o TrovitImovelweb Novidades como o Proprietário Diretouma startup que tem o objetivo de conectar proprietário e comprador sem  intermediários. Esses portais se esforçam constantemente para melhorar o rankeamento no Google.  Ao procurar por um imóvel, eles sempre aparecem entre os primeiros resultados na busca.

Uso mais intenso de vídeo: Um movimento que já está acontecendo há alguns anos e deve continuar é a transição dos conteúdos escritos para vídeo. (Aqui no Fyr Studio, estamos trabalhando nisso, novidades em breve!).

Mais precisão nos anúncios: Tanto Google quanto Facebook vêm coletando informações sobre as pessoas há vários anos. Essas informações são usadas para encontrar exatamente a pessoa que você quer atingir com seus anúncios.  Você pode criar anúncios específicos como uma peça para mulheres entre 28 e 35 anos, sem filhos, que trabalham na empresa X e gostem do seriado Y.

Tecnologia

Mobile First + Geolocalização

O número de pessoas com acesso à smartphones continua aumentando. Independente de classe social ou faixa etária. É mais e mais comum que as pessoas confiem no celular para resolver questões do dia a dia. 

Precisamos pensar bastante em como está a experiência do público nos dispositivos móveis. Segundo IBGE, 92% dos usuários de internet fazem acessos por dispositivos móveis. Uma pessoa buscando imóvel vai procurar através do smartphone e o melhor site para mobile, vence.

Realidade Virtual

Com opções mais avançadas como o HTC Vive ou o Rift, a realidade virtual é uma alternativa para substituir a unidade decorada.

Para orçamentos mais limitados, existe a opção de passeio 360 com óculos que usam smartphone para simular os espaços. Em 2017, percebemos uma explosão no número de solicitações.

Drones

Excelente alternativa para mostrar a região de um empreendimento, o processo de construção e o produto finalizado. Fotos e vídeos de drones estão com preços acessíveis e enriquecem o material publicitário.

Planejamento

Planeja lançar ou projetar um produto novo este ano? Estamos à disposição para trocar ideias a respeito de desenvolvimento e marketing. É só responder a este e-mail ou entrar em  contato pelos canais:

Whatsapp: Adicione 41 99804 0743 ou clique para adicionar.

Telefone: 41 3069 0949

Facebook: Visite facebook.com/fyrstudio