Self Storage

Self-storage: para quando não há espaço o bastante

A ideia do Self storage é extremamente simples – é o aluguel de espaços para armazenar objetos. Nos Estados Unidos a indústria de storage movimenta 38 bilhões de dólares por ano. O modelo de negócio está ganhando espaço no Brasil.

01 em cada 11 americanos paga mensalidade para manter objetos guardados e a média de gasto é de $91.14 por mês.

O que é Self Storage?

A maior diferença entre alugar “boxes” em um espaço de self storage e alugar uma sala ou barracão comercial está na flexibilidade. O storage permite alugar apenas o volume necessário e não impõe a burocracia do aluguel de espaço comercial.

Por exemplo, você pode locar um box de 2m³ por 1 mês para servir de apoio durante uma mudança de endereço. Se fosse alugar uma sala comercial, precisaria assinar um contrato com multa por rescisão, apresentar uma pilha de documentos e lidar com fiador ou pagamento de seguro fiança.

Ao usar o serviço de storage, o cliente paga apenas uma taxa mensal. Não há preocupação com contas de água, energia e condomínio. O cliente também pode fazer ajustes na metragem do espaço locado sem custos adicionais na maioria dos casos.

No Brasil o conceito ainda está no momento inicial, com crescimento acelerado. Muita gente ainda não sabe o que são espaços de self storage, apesar de já existirem mais de 200 empresas do ramo em nosso país.

Tanto pessoas físicas quanto jurídicas estão usando o serviço. Entre as possibilidades estão: apoio durante mudanças de endereço ou reformas, armazenamento de equipamentos de hobbies sazonais, e arquivo morto.

Demanda Crescente

Um fato interessante é que momento de crise econômica aumentam a demanda por espaços de self storage. Empresas que precisam reduzir equipes temporariamente usam os espaços para guardar móveis que serão usados ao voltar para uma sede maior.

A tendência de imóveis com áreas reduzidas também gera demandas por esse tipo de serviço. Por exemplo, algumas pessoas têm hobbies sazonais que precisam de equipamentos volumosos. Acaba ficando mais em conta alugar um box do que usar o espaço nobre de uma casa ou apartamento como depósito.

O crescimento do número de empreendedores que trabalham com pequenas lojas online também gera demanda. Este tipo de negócio geralmente precisa de pequenos espaços para estocar mercadorias. Também é possível usar espaços de self storage como showroom.

O Self storage se mostrou resistente à crises nos Estado Unidos. Esta modalidade de empreendimento vem sustentando crescimento desde a década de 60. As experiências iniciais mostram que esta ideia pode ser uma boa alternativa de investimento no Brasil.

O Fyr Studio está pronto para apoiar você na criação de conceitos. Também estamos preparados para criar o material de apresentação para captação de recursos e venda final.

Clique aqui para entrar em contato.