Você já usa a tecnologia BIM?

Tecnologia BIM aumenta a produtividade na construção civil

O fato de que a construção civil no Brasil está muito atrasada não é novidade… Felizmente, há muitas iniciativas para melhorar este quadro. Entre as novidades que estão sendo adotadas, está a tecnologia BIM (Building Information Modeling – em tradução livre, Modelagem de Informações da Construção). Através de software especializado é possível ter um controle preciso sobre as informações a respeito de uma construção ao longo de todo o seu ciclo de construção.

Estes modelos, firmemente relacionados à realidade, permitem melhorar de forma significativa a eficiência na construção.

O que é BIM?

Um modelo BIM permite simular uma construção de forma muito detalhada.

Por exemplo, em um modelo BIM, ao desenhar uma parede, você tem informações sobre quanto material é necessário (tijolos, argamassa, reboco, revestimentos) e quanto tempo ela adiciona ao total da obra. O software também calcula o custo em material e mão de obra. Através de um único comando, é possível obter uma grande quantidade de informação.  

O sistema também pode fornecer informações sobre o sistema estrutural do prédio, bem como sistemas elétrico, hidráulico, de ar-condicionado, lógica e quaisquer outros que façam parte da construção.

Cada vez mais fabricantes fornecem modelos e especificações para uso nos projetos que usam a tecnologia. Por exemplo, fornecedores de metais, louças e esquadrias disponibilizam modelos 3D dos seus produtos com especificações que agilizam a produção do modelo.

Adoção acelerada

Por ser oferecer grandes vantagens, o uso da tecnologia BIM está ganhando mais adeptos rapidamente. Em alguns países, o governo exige a modelagem BIM em projetos a serem executados com dinheiro público. O Brasil está se movimentando para se tornar um desses países, o que deve acelerar ainda mais a adoção da tecnologia pelos escritórios de arquitetura e engenharia.

Recomendação Fyr Studio

Se você pretende começar a trabalhar com essa tecnologia, vai precisar de mão de obra qualificada. A Proa Arquitetura desenvolve projetos utilizando a tecnologia BIM e gerencia a compatibilização. O escritório atua na região Sul e em São Paulo, com sede em Curitiba. A Proa desenvolve um estilo de arquitetura contemporâneo, sintonizado com as tendências de mercado.

Clique aqui e saiba mais sobre a Proa Arquitetura.