Posso confiar em você? – Branding para Incorporadoras

O que é Branding?

Na era digital, o julgamento de uma marca é instantâneo e quase impossível de reverter. Se você quer vender com consistência e agilidade, sua marca tem que ser forte. O processo de Branding é constituído por uma série de ações. Estas ações ajudarão a tornar a marca mais conhecida e associada a sentimentos positivos. 

Por que devo pensar na marca da incorporadora?

A melhor campanha de publicidade para um empreendimento pode falhar se a imagem da incorporadora for ruim. Com tantas histórias de desastres de incorporadoras no Brasil, as pessoas ficam preocupadas e se informam muito bem antes de tomar uma decisão.

É fácil entender essa preocupação, já que a compra de um imóvel é algo muito grande para a maioria das pessoas. É um compromisso de décadas. Elas querem saber se podem confiar mesmo em quem está fazendo a oferta.

Se não houver confiança, fica quase impossível vender na planta e conseguir recursos de investidores. Mesmo que o imóvel esteja construído, as pessoas vão buscar informações para saber a respeito da qualidade do produto e do atendimento da incorporadora.

O livro sempre é julgado pela capa.

Eu sei que a sua empresa é séria, está cheia de gente competente e é comprometida a entregar ótimos resultados. O problema é que seu cliente em potencial não sabe disso. Ele vai te dar uma nota baseada nas informações que estiverem disponíveis para ele.

Essa avaliação quase nunca corresponde à realidade. Ela é apenas um reflexo das sensações que sua imagem causou. O acesso à informação está cada vez mais fácil, então esse trabalho de construção e manutenção de imagem fica mais importante a cada dia.

Você deve conhecer pessoas que se vestem bem, tem postura confiante, mas zero conteúdo. Ao mesmo tempo, existem pessoas muito inteligentes e capazes, mas se portam de maneira tão simples que não são devidamente valorizadas. Num cenário ideal, queremos combinar substância com boa apresentação.

O mesmo acontece com as empresas, a imagem e a primeira impressão têm importância desproporcional no julgamento que as pessoas fazem.  

Hora da verdade: Como saber se a percepção da marca está boa ou ruim?

Preparei um checklist para ajudar você a avaliar a imagem que sua empresa está transmitindo. Depois desta avaliação, ficará mais fácil definir as prioridades para seus projetos de branding.

01 – Google:

Alguém que quer saber mais sobre sua empresa provavelmente vai começar por uma busca no Google. Escreva o nome da sua empresa e comece a busca.

O primeiro resultado é seu site? Se aparecerem outras páginas, estamos com problemas. Se seu site aparecer depois da primeira página de resultados, tem algo terrivelmente errado.

Importante:

A busca do google não é igual para todos.

Existem muitos fatores ocultos que alteram o resultado da busca. Para citar alguns: ela depende de suas buscas anteriores, sua atividade recente, sua localização e dispositivo usado para navegação (computador ou smartphone).

Para ter resultados mais neutros, use uma aba anônima (aperte ctrl+shift+n) e peça para pessoas em outros locais fazerem o mesmo.

A busca do Google também vai mostrar locais correspondentes através do Google Maps. O resultado no Maps exibe as avaliações públicas de visitantes. Essa avaliação de 1 a 5 estrelas tem bastante peso na opinião que um visitante forma sobre a empresa.

02 – Facebook

O que aparece quando alguém busca pelo nome da sua empresa no Facebook? Uma Fan Page é gratuita e sinaliza interesse e disponibilidade para interação com o público. É normal que as pessoas fiquem mais à vontade para enviar mensagens pelo Facebook do que por e-mail.

Importante:

Algumas pessoas irão um passo além na busca: além de procurar informações sobre a empresa, elas querem saber também sobre quem são as pessoas na empresa. Cuidado com informações públicas que possam prejudicar a imagem (pode ser melhor definir que só amigos possam ver as fotos daquele carnaval). Se sua imagem está relacionada à da empresa, também é preciso cuidar do branding pessoal.

03 – Reclame Aqui

Este site é muito popular e é referência para muita gente para avaliar se uma empresa é confiável ou não. Verifique se existe alguma reclamação sobre sua empresa no site e resolva o problema caso exista.

04 – Atendimento por telefone

Verifique se o atendimento é bem feito ou se é preciso oferecer treinamento para quem recebe as ligações.

05 – Qualidade do Site/Fan page

Alguns aspectos para prestar atenção:

A ortografia está perfeita?

O site carrega rapidamente ou está lento? Este é um aspecto vital, um cliente que perde a paciência com lentidão não vai voltar.

O site está agradável aos olhos? 

É fácil acessar as informações sobre a empresa, empreendimentos e dados de contato? Se coloque no lugar do visitante e faça o caminho que ele faria, está tudo funcionando bem?

06 – Apresentação da empresa

Sua logomarca é atual? Ela foi feita por profissionais? Não subestime a comunicação não verbal presente na logomarca.

07 – Imagens dos empreendimentos

Ilustrações e fotos dos empreendimentos também dizem muito a respeito da empresa. Materiais toscos deduzem do valor do produto e da imagem da empresa. Esse ponto é nossa especialidade. Conte com a gente para criar ilustrações a altura da qualidade dos seus produtos e empresa.

Exemplo

A Cyrela lançou um vídeo muito interessante com foco em fortalecimento da marca:

Caso tenha perguntas ou precise de ajuda com o seu processo de branding, fale conosco, temos parceiros para ajudar em todos esses pontos.